domingo, 29 de agosto de 2010

Afinal,como funciona essa modificação genética?

   Para se obter de plantas transgênicas é preciso extrair o DNA do organismo que possui o gene de interesse. Depois esse gene é isolado e inserido em bactérias para se ter de várias cópias dele.
O gene de interesse, antes de ser inserido no genoma da célula vegetal, sofre transformações, assim origina o transgene. 
O transgene (gene modificado) é, então, inserido no tecido da planta, porque é impossível a inserir o transgene em cada uma das células da planta. Elas originam diferentes órgãos de uma planta, como raiz, caule e folha, gerando uma planta completa e fértil. 

O método de transformação depende da espécie vegetal e do objetivo da transformação os quais serão empregados de acordo com as vantagens de cada um.

Por isso existem vários tipos de processos para a modificação do gene:
  • Sistema Agrobacterium tumefaciens
Método pelo qual é inserido um gene de interesse no genótipo de uma bactéria que ao se associar a uma planta retransmite a mesma característica. Ele é o mais utilizado. 
  • Bombardeamento com micro partículas revestidas de DNA
Sistema pelo qual o DNA é revestido em micro esferas de tungstênio e transferido para dentro do tecido da planta. 
  • Transferência por electroporação
Introdução de DNA em células expostas a um campo elétrico
  • Micro injeção de DNA
Consiste numa injeção de DNA na célula através de uma micropipeta. 


Cada um desses métodos tem como objetivo introduzir o transgene no núcleo da célula, onde se encontra o material genético, sem danificar a célula. Então, a planta se desenvolve e suas células apresentarão o transgene de interesse podendo transmiti-lo a seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário