domingo, 29 de agosto de 2010

Porque ?

   Com a superpopulação mundial e o aparecimento de novas indústrias num ritmo tão acelerado, corremos o risco de uma escassez de alimentos em nível mundial. com o processo de modificação genética dos alimentos, criou-se uma espécie mais resistente contra pragas, insetos e fungos, que precisa de menores quantidades de inseticidas e agrotóxicos, adapta-se melhor a determinadas condições ambientais e pode ter seu sabor e até seu valor nutricional modificados.  



Vantagens

A biotecnologia abrange várias técnicas que utilizam o DNA recombinante
para gerar produtos ou serviços. 

Dessa forma, a biotecnologia proporciona avanço na produção de alimentos e uma intervenção específica nos problemas nutricionais mundiais. 

Também, outras vantagens são:
  • diminuição do custo de produção – da ordem de 15%.
  • aumenta o espectro de plantas daninhascontroladas
  • herbicida com menor impacto ambiental
  • manejo mais fácil e flexível
  • disponibilidade de herbicidas com mecanismosde ação importantes
  • aumento da área de plantio direto
Desvantagens

Um dos efeitos adversos mais temidos é a possibilidade dos indivíduos adquirirem resistência a antibióticos, sofrerem reações alérgicas e serem vítimas da toxicidade dos produtos. Outro tipo de preocupação seria o impacto ambiental que os OGM poderiam causar.  
Existe o receio de que genes com características de resistência a antibióticos, presentes em algum alimento modificado, possam ser transferidos para microorganismos do trato intestinal em homens e animais. É pouco provável que esses genes sejam transferidos, uma vez que demandaria uma conjunção de eventos extremamente rara.



A maioria dos vegetais geneticamente modificadas que já existem, tem características agronômicas melhoradas ou reprodução facilitada.

A maioria das plantas geneticamente modificadas que já existem, tem características agronômicas melhoradas ou reprodução facilitada. Os animais por sua vez, apresentam maior crescimento ou novas enzimas que aumentam sua eficiência alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário